Sem isso não dá

Social Security Number, SSN. Sem isso você não é ninguém neste país. Ou quase ninguém. Tá certo que abrimos conta e alugamos apartamento sem ele, mas todo o resto… Difícil! Tem um cara que explica super bem aqui!

Hoje fomos atrás de carro e queríamos fazer um lease. É como alugar o carro por um tempo tendo a opção de comprar ao fim do contrato ou devolver o carro – no Brasil até tem, mas acho que não vale a pena como aqui. Aqui carro usado não vale nada e comprar um quase significa perder $. Caso compremos/façamos lease explicarei com mais detalhes. O que importa é que sem o SSN não podemos fazer lease. Aguarde os próximos capítulos.

Chip de celular. Sem o SSN é impossível comprar um pós-pago como nos termos que temos no Brasil, onde uso quanto quiser e pago referente ao uso. Ou compra-se um pré-pago ou, como fizemos, um pós-pago com restrições. Internet ilimitada e ligações nacionais e sms pra caramba, caso excedamos, pagaremos. Mas não podemos fazer ligações internacionais. Nem se quisermos pagar por elas. Ok, dá pra viver assim.

Descobrimos também que sem o SSN não podemos tirar carteira de motorista. E a nossa do Brasil só vale por até 6 meses depois da nossa entrada nos EUA. Caso sejamos parados depois disso com a carteira brasileira, seremos autuados e iremos a julgamento. Sério. Já imaginaram a cena? Lá estou eu, mãe de família, descabelada, com olheiras profundas, macacão laranja, 10kgs mais magra (tudo tem o lado bom) entrando na audiência arrastando correntes nos pés?

E o pior de tudo? Cartão de crédito americano só com SSN!!! Como assim viver sem cartão? Impossível! Vários sites só vendem mercadorias para cartões emitidos aqui, nem adianta ser brasileiro internacional, tem que ter, inclusive, endereço de cobrança daqui!

Fora outras coisas… Parece que água, luz e gás exigem um depósito inicial se você não tem SSN. A gente pediu as instalações hoje porque nos mudaremos amanhã, mas ninguém falou nada desse tal depósito com a gente, vamos ver…

Ou seja??? Precisamos do maldito SSN. Como? Minha querida amiga Laine foi quem nos deu a luz! Com o visto de estudante nós temos direito ao SSN! Viva! E pra tirar? Parece simples: passaporte, carteira de motorista do Brasil, visto, endereço no EUA e uma ficha preenchida. Será? Amanhã baixaremos lá quando abrir! Depois eu conto mais!

Enquanto isso hoje, além de visitarmos 3 concessionárias e sonhar com leases amigáveis (210 dólares/mês numa Rav4 pode ser considerado amigável, não?) refizemos as malas porque é a nossa última noite no hotel! Também demos uma voltinha num shopping bem legal (vi pouco, mas gostei de tudo o que vi) e as meninas puderam se divertir também! Se bem que, para elas, qualquer coisa diverte! Hoje adoraram fazer test drive! Rs A Lia só ficou arrasada quando viu que não compramos nenhum carro e voltamos para nosso pequeno Mazda alugado! Ah é, esqueci de contar, você faz o lease e sai de carro novo da concessionária na mesma hora! Não tem que voltar outro dia!

Cruzem os dedos porque é amanhã! Amanhã começaremos a nossa jornada na casa nova! Amanhã tudo começa a tomar forma! E amanhã imploraremos por esse tal de SSN!

Fotos de hoje: carrinhos de colocar moedinha e carrossel de dois andares! Elas amaram tudo! Estão tão felizes aqui conosco que dá um alívio, assim acreditamos que fizemos a escolha certa!

20130812-215200.jpg

20130812-215217.jpg

20130812-215208.jpg

20130812-215236.jpg

Anúncios

10 pensamentos sobre “Sem isso não dá

  1. Vela de metro e meio e já, já SSN na mão! Amém!
    Lógico que vocês vão conseguir – tudo tá dando certo!!!
    Beijos de amor!

  2. Ufa!!! Já descobriram mais detalhes sobre o Social Security! Uhuu! Depois que conseguirem o Social a vida vai ficar mais simples do que já é. Tudo vai ser “Your social security number, please” ainda mais na NYU, pra tudo o Vico vai usar. (Pelo menos eu usava, rs era o meu número de identificação)
    Agora um pequeno adendo: no meu tempo comprar ou “leasing” de carro precisava ter um “Credit Score” melhor do que estudante e de recém chegado no país. Da uma verificada nisso, porque eu posso estar enganada ou pode ter mudado tb.

  3. O SSN vai sair sem problema.E quase uma prova de existencia na America!!! Rsrsrs…
    Voces receberao alguma bolsa da NYU? Cuidado com o IR S .Na terra do Tio Sam eles levam a serio imposto a ser pago.
    Tudo meu era leasing inclusive os moveis!!! O carro saiu da vitrine!! Estava tao frio e nevando que precisavamos ter como sair do hotel e resultou numa grande aventura!!!
    Essas experiencias ficam para sempre na nossa vida!!!
    Que tudo corra bem nessa casa nova! Estamos torcendo pelo sucesso de voces!
    Beijinhos
    P.s: Plim nao se esqueca de dormir e descansar .eu sei que sao muitas emocoes.take it easy!!

  4. Oi , Flavia. Qdo chegamos nós tiramos o SSN sem problema , mas aqui no Tn ele não sai na mesma hora . Tomara que ai NYC saia na hora. Qdo aos depósitos mesmo com o SSn eles exigiram depósito tudo por conta do Credit score. O que nos foi explicado na época é que não tinhamos nenhum crédito e por isso era considerado como se não tivesse SSN. Então não se sinta surpreendida se eles pedirem depósitos e no caso do carro uma entrada. Mas fique tranquila que vai dar tudo certo.Qualquer coisa me liga. Bjs , Cris

    • Cris! Sai na hora nada em NYC! Primeiro precisamos esperar 21 dias úteis! Depois demora uma semana! Rs Mas ao menos confirmamos que temos direito…
      E sim, tem o tal do credit score… Mas ainda assim o lease ainda vale a pena sobre a compra do carro… E poderemos tirar carteira de motorista tb. O q é bom! Bjoooo

  5. Com certeza o SSN é mais uma etapa vencida!!
    Não se esqueçam de entrar com o pé direito na casa nova! Não que eu seja supersticiosa…
    Muitos beijos com meu carinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s